MIDIA



E as Américas? o que acontece?



Shakira, estrela Colombiana que "quebrou" seu mercado Latino e agora no planetário

Dias atrás escrevemos do que acontece na Asia, e agora do ponto de vista da America, começando a falar sobre a America Latina. Para muitos jovens Sul-Americanos a musica POP (a conotação "pop" no mercado musical não significa um gênero mas um produto de grandes massas) globalizada se chama, Juanes que é Colombiano e é contratado da Universal de Miami, Shakira estrela Líbano-Colombiana na qual acompanhamos o inicio de sua carreira ainda cantando em Espanhol, mas agora produzida em Miami (ela torna-se loura e hoje também canta-se em inglês), Gloria Estefan a maior estrela Cubana que também tem influencias globais de Miami, e aprendeu a cantar em inglês, Jennifer Lopez e Rick Martin ambos exportados para a Sony Music Americana. Martin seguiu mais ou menos a trajetória de Shakira, iniciou numa BoyBand chamada Menudo (quem no Brasil não conheceu?) o Menudo era um produto de intenção Latino-globalizado, Martin com single "Livin` la Vida Loca" em titulo espanhol mas com letras em inglês assinala uma transição para o Mainstream.
     
Todos estes participam de uma passagem "Latina-Americano" que já é um tipo de Americanização para apos se tornarem um produto MAINSTREM (Global) produzidos por estúdios de Miami. Só o Juanes orgulhoso da sua origem continua com uma conotação mais L.A (Latin-America) e relação a estes outros, mas Rick M. e Shakira principalmente se tornaram praticamente um produto Mainstream. 

MAINSTREAM significa que os singles (musicas), repertorio a imagem do artista e todo o marketing é voltado para uma comunicação mundial, assim também como acontece no Cinema, nos programas de Televisão e toda mídia maistream no geral.

O escritório da Universal Music no Rio administra somente um artista Brasileiro no próprio 
mercado Nacional. Quem conheceu um cantor 
Brasileiro que canta em português e que conseguiu ultrapassar estas fronteira ao menos 
para uma "globalização" Latina? não é impossível, mas seria preciso uma 
reforma geral nas intenções do produto a ponto de por em risco toda a parte que cabe os valores nacionalistas e artísticos, e talvez por isto poderia não ser interessante.

A America Latina é um agregado de países muito Nacionalistas e individuais com poder econômico independente. O Brasil esta mais voltado para a Asia e não para as Américas do Sul, os Argentinos investem na Europa, o México na Colômbia e o Chile são fixados nos E.U.A, temos informações que a Venezuela e um povo isolado de todos no aspecto musical, mas não sei se esta informação se confirma.

Em uma entrevista de um livro reportagem do repórter francês Frederic 
Martel, disse o diretor-presidente da Universal Brasil, "Estou subordinado ao 
Diretor-Presidente Latin America sediada em Miami.....é preciso (o artista) ""break your own 
market first"" (conotação usada para fazer sucesso nacionalmente em seu pais) e depois ""you have to get the US latino market"" (que significa conquistar nos E.U.A o mercado latino, e a partir deste alguns tem se "Americanizado demais" para o Mundial).

Erlandys
___________________________________________________________________

O que pega no......, Somos tão Jovens

No ultimo dia 23/05 foi gravado o programa da Agenda Cultural (que vai ao ar todas sextas as 18H no canal M1 Station) com a Colombina, e a dica do filme nacional foi "Somos tão jovens" dirigido por Antonio Carlos da Fontoura. Bem, quinzenalmente sem muito compromisso pretendo chegar ao menos dois post's ao mês nesta serie, selecionando dentro do que foi indicado no programa, e hoje será o filme nacional "Somos tão Jovens" mas os outros assuntos em geral de MIDIA continuam naturalmente sendo postos ai acima ok? Beleza, assistido então o filme indicado que é de um Ídolo Brasileiro o Renato Russo certo? e quem o curte pode gostar ou não do filme. Acho que talvez alguns não por que na ordem cronológica dos fatos no filme começam um pouco antes do incio da sua carreira (Banda Legião) até o inicio da banda Legião Urbana. É como se fosse uma estrategia de marketing a lá "origens" para gerar outro produto "pós-origens" e se não estão pensando nesta estrategia está ai uma ótima ideia. Pra mim o roteiro é uma "volta" por que o publico do Renato (a maioria assim como eu) o conhece na fase "Legião", e talvez a curiosidade de muitos sejam assistir esta fase e não "o incio", e isto pode decepcionar talvez alguns. O filme Cazuza está também no mesmo gênero mas roteiristicamente é diferente. Cazuza é também um filme "Drama Biografia" só que o "paradigma" do roteiro é um compacto da sua vida inteira ou mais completo que Somos tão Jovens. Bom, seguindo e indo para a câmera, comento que o filme é rodado quase inteiro com câmera na mão, gosto de falar popularmente câmera na mão que é a câmera fora do tripe e particularmente eu agrado muito deste tipo de filmagem, ela tem pouca estabilidade precisa, mas esta instabilização cria bastante realismo dramático que foi abusado além da conta em alguns momentos e me fez sentir uma certa sensação de drama exagerado. Fora isto teve também umas cenas da galera agitando nuns shows entre vários em que o personagem Renato Russo faz no decorrer do filme (principalmente um dos primeiros shows) em que a figuração e os atores são conduzidos numa euforia além do naturalismo, me dando a entender uma atuação "grande" (over) fora do que se deveria e me fez lembrar vagamente sem ironia e desprezo um tipo de direção para teatro musical adaptado para filme. O roteiro deste tipo de filme é "star-biografia", ele é extremamente comercial por que "atinge" o que chamamos de "herança de publico", ou seja aquele super ou meio fã do Renato Russo é um publico com quase 100%  de certeza que irá ser um pagante no cinema. Ora, esta questão de marketing (consciente ou não) na escolha do roteiro foi interessantíssima comercialmente dizendo, e dispensaria qualquer tipo de recurso de testes tipo "Focus Group" como se usa muito em Hollywood para avaliar se o filme vai ter "Stickiness" (tipo, vai colar..) ou "test-screenings" (tipos de projeção de filmes inacabados para avaliação). O roteiro é comercial para dar certo e pronto acabou! Então fora estes detalhes técnicos não achei que o roteiro tem um bom "Stickiness" além do que não se pode criar muitas técnicas por que obviamente é biográfico, mas a historia real, por ser real, dá força a "curiosidade" as "revelações" (não muitas) do personagem/cantor/ídolo nacional quanto a sua vida pessoal. O Thiago Mendonça o ator (e também cantor no filme) que interpreta o Renato Russo um pouco mais jovem no filme é tão adequado ao meu ver que as vezes em certas cenas dependendo da iluminação me deu a impressão de ver o próprio Renato Russo em cena. Uma escolha de casting e um trabalho de ator muito bem feito. É um drama biografia que vale a pena assistir mas não tão drama assim, por que as vezes o filme é engraçado. Quanto a classificação está 14 anos. Vemos o quanto a censura (faixa etária) do Brasil é tolerante, já que o filme fala de temas como homossexualismo. Na China por exemplo um filme como este mesmo na faixa etária para maiores provavelmente não seria exibido nos cinemas por causa da grande censura.


E a Asia?

Considerando as estatísticas das vendas de produtos musicais no Japão e na Coreia tive interesse em postar um videoclipe de um artista de lá em Top 1 (não é o do vídeo abaixo), com isto decidi publicar aqui umas coisas que acho interessante comentar sobre este mercado asiático. O que acontece lá na Asia? lá a cultura Pop e bem diferente do que vemos aqui. Sabemos que há uma guerra violenta entre J-Pop (Japão) VS K-Pop (Coreia) e o Mainstream dos E.U.A não ousam a enfrenta-los como faz com o resto do mundo já que o mercado nacional do Japão e Coreia tem cerca de 80% de vendas dos produtos alcançando um enorme sucesso local. A estrategia das industrias fonográficas da Asia é construir seus os artistas em torno de diferentes línguas a partir de casting's para criar boy bands (ou Girl band's) capaz de cantar em quatro línguas: Coreano, Inglês, Japonês e Mandarin. São muito polivalentes "Multi-Purpose Stars" que significa que são treinados para tudo!: cantar, dançar, representar em series de Televisão atuar como modelos etc....Também existe grupos de vários componentes que se dividem em "unidades" para cantar na língua local de cada pais aonde a apresentação irá acontecer. É segundo esta estrategia de criação de artistas segundo a cultura local "Global Localization" e que faz haver o sucesso de venda. Este formato camaleão é muitas vezes produzido por Hong Kong e Taiwan e adaptado para ser sucesso como J-Pop e K-Pop sem que o publico nem perceba que o artista nem é do seu proprio pais mas foi treinado para trabalhar nele e ser um fera nas vendas. Finalmente a campanha de marketing destes artistas é totalmente "Glocalizada". Percebe-se com este clipe das famosas Asiáticas do Gilr's Generation (K-Pop) - Electric Shock que lá imageticamente (geralmente nos diversos artistas que assisti), trabalha-se com muitas cores e harmonia entre elas, até achamos de boa qualidade deste serviço. Os cenários de clipes normalmente são bem construídos (diferente deste clipe produzido em estudio) de ambientes cinematográficos muito bem montados na sua maioria super "Clean". As meninas tem no geral uma coreografia com movimentos curtos e momentos de "graça" que chamamos de expressão "teenager sexy" (Adolescente sexy comercial Asiática), são menos maduras e menos feministas ao contrario da cultura Americana em que as cantoras tem uma aparecia de serem mais maduras e feministas. 


Erlandys Ribeiro




_______________________________________________________________________________

Macklemore & Ryan Lewis
Ultrapassam Bruno Mars na Hot 100 e conquistam  o numero 1 nas paradas 



Thrift Shop



_______________________________________________________
19/01/2013


Chris Tomlin tem o álbum mais vendido na semana entre todos os gêneros, Burning Lights alcançou o topo das parada da Billbord Hot 200, dados classificados e compilados pela Nielsen SoundScan, com mais de 72.000 unidades vendidas.



http://www.christomlin.com/home
_____________________________________________________________________________

01/01/2013
Tops 2012, As canções mais populares de todos os generos segundo Nielsen SoundScan e dados de atividade de streaming de musica fornecidos por fontes online

1


Somebody That I Used To Know

Gotye Featuring Kimbra

Making Mirrors




2


Call Me Maybe

Carly Rae Jepsen

Kiss



3


We Are Young

fun. Featuring Janelle Monae

Some Nights






4
Maroon 5 Featuring Wiz Khalifa

Payphone

Maroon 5 Featuring Wiz Khalifa

Overexposed

aAQAClick to PlayClick to Buy
5
Ellie Goulding

Lights

Ellie Goulding

Halcyon

Click to PlayClick to Buy
6
The Wanted

Glad You Came

The Wanted

Chasing the Sun

Click to PlayClick to Buy
7
Kelly Clarkson


Stronger (What Doesn't Kill ...

Kelly Clarkson

Greatest Hits, Chapter 1

Click to Playlick to Buy
8
Rihanna Featuring Calvin Harris

We Found Love

Rihanna Featuring Calvin Harris

Talk That Talk [Deluxe Clean Version]

Click to Playlick to Buy
9
Nicki Minaj

Starships

Nicki Minaj

Pink Friday: Roman Reloaded

Click to PlayClick to Buy
10
One Direction

What Makes You Beautiful

One Direction

Up All Night: The Live Tour

Click to PlayClick to Buy
____________________________________________________________________________


15/12/2012
Bruno Mars

Bruno Mars  no topo da Billbord Hot 100 com "Locked Out Of Heaven"  subindo uma posição em relação  a semana passada  em sua decima semana no ranking. A musica  desbancou "Diamonds" de Rihanna  após ficar três semanas no topo. Quem curte esse cara, vai ai um portal bem legal que fala ultimas dele http://portalbrunomars.com/ 



_______________________________________________________________________________

10/12/2012
Alicia Keys

ALICIA  KEYS já teve 4 canções em numero 1 na Billbord, "Fallin" (18/01/2001); "My Boo" w/ Usher (30/10/2004); "No One" (1/12/2007); "Empire State of Mind" w/ Jay-Z (28/11/2009) e agora, desbanca o trono de Rihanna na edição de quarta feira dia 05/12 emplacando pela quinta vez um álbum na Hot 200, com a canção "Girl on Fire". Apesar de ter sido a pior das primeiras semanas de venda com o álbum (159 mil cópias, segundo Nielsen SoundScan) a artista R & B, de 31 anos superou além de "Diamonds" de Rihanna: "Red", de Taylor Swift, e "Merry Christmas, baby" de Rod Stewart, "Take me home", da boy band britânica One Direction, ficou em quarto lugar, e "The World From the Side of the Moon", do cantor de country-rock Phillip Phillips, foi o quinto colocado. "Unapologetic" (Diamonds), de Rihanna, despencou do primeiro para o sexto lugar em sua segunda semana na lista.
Confiram "Girl anda Fire" que é de muito bom gosto, tanto musicalmente, quando a produção do video.



_________________________________________________________________________________
05/12/2012
O QUE SE ESPERAVA...



....e foi o que vimos. Rihanna ficou em primeiro lugar com o single  "Diamonds" do álbum "Unapologetic", na Hot 200 contra albums de todos os gêneros classificado em vendas e Hot 100 por popularidade nas mídias de radio. Outro entre os top populares nas rádios é Kesha com "Die Young" em segundo lugar, tudo isso segundo a Billbord Americana. Vimos que outros artistas apareceram por um tempo e reinaram sobre eles, mas já era, agora voltou o que era de se esperar, pelo menos pra mim nesta "altura do campeonato" como anda a classificação no mercado. 
"Diamonds" foi produzido por Stargate e Benny Blanco. Sua gravadora, é a "poderosa" Universal Music.




Sete Lagoas (MG) Canal 15 Net
Betim (MG) Canal 53 UHF
Santa Barbara (MG) Canal 56 UHF
Barão de Cocais (MG) Canal 17 UHF
Catas Altas(MG) Canal 10 UHF
Conselheiro Lafaiete (MG) Canal 15 Net
Araxá (MG) Canal 15 Net
Ipatinga (MG) Canal 15 Net
Uberaba (MG) Canal 15 Net
Contagem (MG) Canal 15 Net
Ituiutaba (MG) Canal 15 Net
Ribeirão das Neves (MG) Canal 15 Net

*Em breve retomando ao ar através do sistema streaming (on line)
M1 Station o canal que exibe 24h de programação da musica internacional
__________________________________________________________________________________________


28/09/2012 

As três mais pedidas nas paradas Americanas segundo a Bilboard E.U.A

Marron 5 - One More Night

           

Psy - Gangnam Style

           

Fun. - Some Nights

           


______________________________________________________________________________

28/09/2012


Christina Aguilera lançou mais um videoclip na midia. O clip se chama "Your Body" lançado na sexta feira (28). A musica faz parte de album "Lotus", e o clip foi dirigido por Melina Matsoukas. A diretora usou um ambiente "por igual" no aspecto do colorido e o "texto" gira em torno de uma mulher perigosa que seduz homens e os "destroi". A musica está num clima "dance", linha que faz lembrar atualmente outras cantoras das paradas de sucesso. Ao meu ver apesar das muitas cores a imagem do novo clipe está mais "limpa e clara" com relação a outras produções de ritmo musicalmente similar da mesma cantora que foi para produção de videoclip. Logo no início do vídeo, a mensagem de alerta é: "nenhum homem se machucou durante as filmagens".

             

_______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________

                               16/08/2012

TOP 3 DAS MAIS PEDIDAS NA AMERICA

1 - Flo Rida


O rapper Flo Rida conseguiu a liderança da Billboard Hot 100 na nova atualização do ranking. Seu single “Whistle” voltou ao topo da parada que permaneceu em 1º lugar por duas semanas.

                

2 - Ellie Goulding


Ellie Goulding com “Lights” estava a semanas atraz em 2º lugar na Billboard Hot 100, que é a parada de singles mais relevante dos EUA, sem distinção de gênero. A música, que tem chances de chegar ao topo também neste ranking, está atrás apenas de “Whistle”, do rapper Flo Rida.
Recentemente, o single da Ellie Goulding também aparece em 11º lugar no ranking dos mais baixados nos EUA, em 1º lugar na lista das mais tocadas nas rádios e, curiosamente, em 37º lugar na parada rock.

                

3 - Carly Rae Jepsen


Com diversas semanas no topo da principal parada de singles dos Estados Unidos em 2012, não é surpresa alguma "Call Me Maybe" ter sido eleita a "música do verão" americano pela Billboard.
De acordo com a Nielsen Soundscan, o primeiro single mundial de Carly Rae Jepsen vendeu 5,5 milhões de downloads legais e chegou à impressionante marca 1,8 bilhões em audiência na Billboard Radio Charts. Segundo dados da revista, Carly Rae Jepsen é a primeira artista desde Katy Perry a ter seu single de estreia eleito como "música do verão".

               

Pesquisa semanal baseada no site: http://m1station.com.br/
Fonte base: http://popline.mtv.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário